O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) têm como objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança. A atuação do Consepro permite que os órgãos executores da segurança pública modulem sua atuação de forma a ser mais aderente à realidade e necessidades locais.
A diretoria do Consepro é constituída por voluntários, representantes de entidades de classe, comunitárias e empresariais do município, para mandatos de 2 anos. A natureza dos serviços realizados em prol da comunidade é considerada serviços relevantes ao município em que está sediado.
O Consepro é uma entidade não governamental, que sobrevive de recursos doados por prefeituras, empresários, comerciantes, bancos, verbas oriundas das varas de execuções penais do Poder Judiciário, entre outros. A atuação do Consepro está focada na satisfação basicamente de atividades de custeio e aquisição de equipamentos que são revertidos à comunidade na forma de um serviço público eficiente e de qualidade.
Embora a Segurança Pública seja uma responsabilidade do Estado, a atuação do Consepro visa agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança, já que também possui caráter preventivo e, por isso, busca antever situações que possam comprometer a atuação dos órgãos policiais.
Por se tratar de uma entidade local, com estrutura enxuta e agilidade burocrática, principalmente os processos de aquisição são mais eficientes.
Por último, e de relevante importância, o Consepro tem a função de ouvir a comunidade e levar os anseios dos munícipes aos órgãos de segurança.
O Consepro de Torres foi fundado em 07 de dezembro de 1987 e desde aquela época tem contribuído de forma incessante como órgão facilitador e interlocutor da comunidade torrense e os órgãos da segurança pública.
Destaque: O Consepro é uma entidade não governamental, que sobrevive de recursos doados por prefeituras, empresários, comerciantes, bancos, verbas oriundas das varas de execuções penais do Poder Judiciário, entre outros.