Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja na escola. O professor ficou penalizado com a situação da menina. Separou algum dinheiro e resolveu lhe comprar um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul. Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, ou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas.
O pai começou a ajeitar a casa e arrumar um jardim, pois uma filha tão linda não podia estar numa asa suja e abandonada. Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado.
O prefeito percebeu os esforços daqueles moradores e também fez a sua parte. Assim, a rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul.
Autor: Padre Leonir Alves