Quando digo que sou de Niterói/RJ, muitas pessoas afirmam que possuem o sonho de conhecer o Rio de Janeiro, mas que possuem medo da violência da cidade. De fato, o Rio é muito violento. Não tem como negar. Homens fortemente armados dominaram territórios que o Estado não consegue entrar, exceto se for com um elevado número policial. A questão é: como a violência chegou neste nível???
Especialistas afirmam que nos anos 80, um governador proibiu que a polícia entrasse nos morros cariocas para combater o tráfico de drogas. E, em virtude dessa medida, os traficantes se fortaleceram cada vez mais com armas de fogo que na verdade são armas de guerra, tendo em vista o potencial destrutivo que possuem.
Hoje em dia, há vários vídeos de traficantes ostentando armas de fogo como fuzis a luz do dia, deixando uma sensação de insegurança com a comunidade. Infelizmente, essa medida do governador de 40 anos atrás, voltou recentemente após uma decisão do STF. Trata-se, no meu entendimento, de uma decisão distanciada da realidade e pode ter como consequência uma escalada de violência no Rio de Janeiro jamais vista.
Posso relatar aqui um caso vivido por mim de violência no Rio de Janeiro quando voltava do Aeroporto do Galeão e ouvi e vi um tiroteio com munições traçantes entre traficantes. Mas Delegado, qual seria a solução para a violência do Rio de Janeiro??? A solução não só para a violência do Rio de Janeiro mas também a do Brasil já sabemos há anos, que são leis rigorosas contra a criminalidade, investimento no sistema penitenciário, nas polícias civis e militares, no aparelhamento do Estado, contratando servidores para trabalharem no sistema criminal (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública), dentre outras medidas.
E por que não fazem isso??? Porque o voto no Brasil muitas vezes é vendido para pessoas que querem se eleger e não possuem nenhum interesse em diminuir a criminalidade no país, talvez, pelo fato de, possivelmente, ela, a pessoa eleita, seja alvo e deixa de ser político e a a ser condenado.