Um acidente envolvendo duas embarcações de pesca deixou uma vítima em Torres. De acordo com o presidente da colônia de pescadores local, Osvaldo Alves da Siqueira, uma das embarcações é do Rio Grande/RS, enquanto a outra pertence a pescadores de Itajaí/SC.
O incidente aconteceu quando as embarcações, carregadas com 35 a 40 toneladas de pescado, enfrentaram um banco de areia formado recentemente na entrada do canal de o ao rio Mampituba, onde fica os molhes.
Uma delas foi rebocada para próximo da ponte de concreto, entre as duas pontes da cidade e apresentava um vazamento de óleo. A outra, ao ser puxada de volta para o mar, acabou quebrando e afundando parcialmente.
Relatos de tripulantes de uma das embarcações afirmam que um pescador estaria preso nas redes no fundo do mar.
Mergulhadores dos bombeiros e a Marinha foram acionados para realizar o resgate.
O barco foi considerado perda total. As operações de resgate continuam na tentativa de localizar a vítima e recuperar os destroços da embarcação.
CAUSA
Um banco de areia formado na boca da barra do Rio Mampituba e o mar, entre os municípios de o de Torres/SC e Torres/RS está representando um risco significativo para a navegação na área, segundo Osvaldo.
“O acúmulo de areia restringiu o canal, tornando-o mais estreito e muito próximo das pedras, o que aumenta o perigo de embarcações baterem nas rochas e sofrerem avarias ou até naufragar, tanto na entrada quanto na saída. A situação é considerada um risco iminente de encalhe e perda de embarcações.”
Fotos: ARQUIVO PESSOAL