Home Agroecologia Agroecologistas da região observam desenvolvimento dos cultivos de adubação verde

Agroecologistas da região observam desenvolvimento dos cultivos de adubação verde

por Nicole Corrêa Roese

É com certo otimismo que agricultoras e agricultores do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia vêm acompanhando o crescimento da adubação verde nas hortas e pomares de suas propriedades. As sementes foram semeadas há cerca de dois meses, depois que o Centro Ecológico, por meio de um projeto emergencial apoiado pelo Agroecology Fund, distribuiu 865 quilos de milheto, crotalária, mucuna e feijão de porco para famílias da região.

Adubação verde é o cultivo de plantas com elevado potencial de produção de biomassa vegetal, capazes de reciclar nutrientes nas camadas profundas do solo, tornando-o mais produtivo.

“O desenvolvimento da Crotalaria juncea se mostra espetacular, as plantas já am de 1,50 metro de altura. Dessa forma conseguem cumprir seu papel na produção de biomassa vegetal”, relata Joaquim Martins, do grupo Eco das Torres.

No início de novembro, a família semeou nos pomares de banana e figo, um mix de espécies de adubação verde para cobertura do solo, evitando o desenvolvimento das plantas espontâneas nessa época de verão. Como são espécies que possuem uma semente muito pequena, Joaquim recomenda que a semeadura seja após um leve revolvimento do solo.

Na propriedade de Teresinha Spitznagel dos Santos do grupo Agrisap, em Santo Antônio da Patrulha, as plantas estão se desenvolvendo normalmente, apesar da falta de chuva na região.

“Caíram algumas folhas, mas a princípio ajuda bastante na conservação do solo. A gente estava com medo era de muita chuvarada quando seria melhor na questão de não carregar o solo”. A agricultora acredita que diante das condições climáticas deste janeiro de 2025 a adubação verde pode ajudar na descompactação do solo e mais tarde na formação de palhada.

TEXTO E FOTO: CENTRO ECOLÓGICO

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?