O Presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, acompanhado dos advogados Pierre Emerim da Rosa e Ana Luiz Lartigo, participou de reunião no Ibama, em Brasília, na última quarta-feira (21).
Na pauta, o projeto da rota da linha de transmissão 525 kV Capivari do Sul- Siderópolis 2C1 que sai de Santa Catarina e a por diversos municípios do Litoral Norte, entre eles Maquiné, Terra de Areia, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Capivari do Sul.
O advogado Pierre Emerin, salientou que “esta linha de transmissão, que está em fase de licenciamento no IBAMA, inviabilizará inúmeros projetos da área da construção civil como a instalação de condomínios e empreendimentos turísticos em Maquiné e Imbé e afetará também a agricultura familiar”.
A reivindicação é que a rota seja revista para que os impactos na região sejam minimizados.
A Linha de Transmissão 525 kV Capivari do Sul – Siderópolis 2 C1 é um empreendimento de transmissão de energia, que tem como objetivo atender à demanda de distribuição de energia da região Sul do Brasil. A linha de transmissão teve origem no Leilão nº 04/2018 – ANEEL (PROCESSO Nº 48500.002605/2018-68). O empreendimento será composto por torres, cabos de transmissão de energia, faixa de servidão e os.
A Linha de Transmissão 525 kV Capivari do Sul – Siderópolis 2 C1 terá aproximadamente 220 km de extensão, conectando a Subestação Capivari do Sul, localizada no Rio Grande do Sul, à Subestação Siderópolis 2, localizada no estado de Santa Catarina.