Home Educação Apae de Torres será beneficiada em parceria com o Governo do RS

Apae de Torres será beneficiada em parceria com o Governo do RS

por Melissa Maciel

O Governo do RS assinou, na última segunda-feira, 20/11, os Termos de Parceria do governo estadual com os presidentes de 145 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Apaes). Entre as Associações, o presidente da Apae de Torres, Alexandre Turatti de Rose, participou do evento e assinou o convênio que destinará verbas para a entidade.

De acordo com a diretora pedagógica da entidade, Indiana de Matos Knabben, os recursos serão destinados a formação de um grupo de oficina na área da Assistência Social que vai beneficiar 10 usuários que estão em lista de espera, por aproximadamente 24 meses ou enquanto o recurso durar. A diretora pedagógica explica ainda que este projeto tem início e fim e só poderia ser feito nestes moldes. “Esperamos conseguir, no futuro, verba para dar continuidade”, afirma Indiana.

SOBRE A PARCERIA

Um investimento global de R$ 18,9 milhões, oriundos de Emenda Parlamentar da Bancada Federal Gaúcha, foi reado para a Estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como instrumento a Secretaria de Assistência Social (SAS). A destinação foi de 19 deputados federais e um senador, totalizando 250 indicações. As Apaes beneficiadas terão a meta de 266 mil atendimentos no período de 24 meses.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, que destacou a importância do trabalho das Apaes na assistência social do Rio Grande do Sul em parceria com o governo do Estado. “Mais da metade dos centros do TEAcolhe – programa estadual destinado a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo – é gerida pelas Apaes. Mais um exemplo da importância dessas entidades, que tanto se dedicam a apoiar a nossa população”, disse Gabriel.

Nos seus planos de trabalho, as entidades optaram, em primeiro lugar, pela utilização dos recursos para contratação de profissionais, tais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e orientadores sociais. Os recursos também serão usados na aquisição de insumos para atividades de jogos e materiais lúdicos, além de gêneros alimentícios.

A APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi criada em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 municípios em todo o território nacional.

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?