Pensando na agilidade das demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, foi realizada na última sexta-feira (09), reunião com os responsáveis de cada equipamento da Assistência Social. O objetivo da reunião foi alinhar fluxos internos dos setores, bem como discutir o planejamento para 2024, otimizando e qualificando um melhor atendimento aos usuários desta política pública que é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este sistema visa garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos sociais.
Segundo a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Helvia Sanae Mano, a oferta de serviços, programas, projetos, benefícios e ações pelo SUAS constituem garantias de proteção social de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), pois possuem um caráter preventivo, com foco na prevenção de situações de riscos. O trabalho social com famílias busca o enfrentamento das situações de vulnerabilidades vivenciadas, de forma articulada com a rede socioassistencial e demais políticas.
Todos os equipamentos da Secretaria possuem importante papel ao garantir o o à proteção social básica e especial. A Secretaria promoverá um Seminário com todos os trabalhadores da Pasta, agendado para o dia 5 de abril, no turno da tarde, com intuito de conhecer o SUAS, fluxos internos e troca de experiências entre os setores da pasta.
Texto e foto: Ascom PMT