A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) terá início em 7 de abril no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, priorizando os grupos de risco. A vacina oferecida é a trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde (SES) iniciou, em 26 de março, a distribuição do primeiro lote de vacinas, com 356 mil doses. O estado tem um público-alvo de 5,3 milhões de pessoas, incluindo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança, caminhoneiros e pessoas com doenças crônicas, entre outros.
Além disso, a vacinação se torna parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças, gestantes e idosos, garantindo a proteção permanente a esses grupos. A meta é vacinar pelo menos 90% das crianças, gestantes e idosos antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
Em Santa Catarina, o Dia D de mobilização estadual será em 10 de maio. Após essa data, a imunização será ampliada para toda a população acima de seis meses de idade. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelos municípios durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A meta também é vacinar pelo menos 90% do público prioritário. Em 2024, o estado registrou 1.693 casos de gripe e 128 óbitos, reforçando a importância da imunização para prevenir complicações e internações.
A vacina está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A recomendação é que as pessoas dos grupos prioritários busquem a imunização o quanto antes para garantir proteção antes da chegada do inverno.
Com informações do Governo do RS e SC.
FOTO: GOVERNO SC