Na última terça-feira (26), o prefeito Alexandre Model Evaldt (Xande), acompanhado da engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Tatiana Vahl Bohrer, e do agente de endemias Sandro Webber, realizaram uma visita ao município de São João do Itaperiú, situado próximo ao litoral de Santa Catarina, para conhecer de perto o ativo biológico empregado no combate à proliferação dos maruins na região do Vale do Itapocú, e promover um intercâmbio de informações para avaliar como adaptar e implementar essa abordagem em Dom Pedro de Alcântara.
Na oportunidade, a equipe foi calorosamente recebida pelo prefeito Clézio José Fortunato, que compartilhou detalhes sobre as estratégias implementadas em seu município para combater o mosquito.
“Lá o controlador bioativo ainda em testes é distribuído aos agricultores para aplicação tanto nos pátios residenciais quanto nas áreas rurais, com foco especial nos bananais, onde a presença do mosquito é mais intensa” explica Sandro.
“Conversamos e formamos um grupo de trabalho com o objetivo de encontrar alguma solução para lidar com esse problema. Sabíamos que nessa região de Santa Catarina estão sendo conduzidas pesquisas e testes com produtos para o controle desses insetos. Decidimos nos dirigir até lá para conhecer de perto, entender as práticas em andamento, trocar informações e estabelecer contato entre as instituições do nosso estado e as deles. Acionamos a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Saúde para se envolverem nesse processo também, e recebemos uma amostra do produto para testes. Essa visita representa nossa primeira iniciativa em busca de uma solução, sendo a opção mais próxima que encontramos até agora”, reforça Tatiana.
O tema também foi abordado em entrevista à Rádio Maristela, na última quinta-feira (28), acompanhe em radiomaristela.com.br .
TEXTO E FOTO: ASCOM PMDPA