
A população fixa no Litoral Norte gaúcho vem crescendo de maneira exponencial, principalmente pelas mudanças no trabalho após a pandemia, tornando possível exercer muitas atividades de forma remota. Contudo, outros fatores ainda contribuem para este movimento, tais como a melhor qualidade de vida encontrada próximo à praia e o avanço do segmento de prestação de serviços, tão necessário ao atendimento de todas as demandas das comunidades.
Na medida em que crescem estes números populacionais, cresce também o interesse de visitantes e turistas nos meses de alta temporada, lotando pousadas, hotéis e, também, os próprios condomínios de casas e apartamentos. Se isto é um bom negócio para os proprietários que locam imóveis, poderá se tornar um transtorno para os moradores dos condomínios e grandes desafios para seus síndicos.
COMPLEXIDADE DOS CONDOMÍNIOS
Como se sabe, ano após ano, de janeiro a março, duplica ou até mesmo triplica o número de pessoas que utilizam as áreas comuns dos condomínios, em razão da locação de imóveis por temporada.
Com a certeza de que os aluguéis por temporada ocorrerão, cabe ao síndico fazer um bom planejamento para o período, considerando inúmeras questões, entre elas: Será necessário modificar rotinas de manutenção e limpeza? Teremos trabalhadores suficientes para isto? Como faremos o gerenciamento dos prestadores de serviços externos, com entregas a todo o momento? As medidas prioritárias de segurança deverão ser reforçadas? Como fazer para que as normas do condomínio sejam cumpridas, como a que trata do excesso de barulho, por exemplo?
A recomendação é que a atenção do síndico deva focar também em equipamentos importantes das áreas comuns. No caso de condomínios com elevadores, é preciso garantir que não haja superlotação e excesso de peso, banhistas molhados e crianças menores de 10 anos desacompanhadas, além do cuidado com os pets.
APOIO AOS SÍNDICOS NO LITORAL
Há 17 anos em atividades no município de Capão da Canoa e há dois no município de Torres, a Guarida atua fortemente, em todo o Litoral, de Osório até os limites do estado de Santa Catarina, istrando mais de 650 condomínios.
Segundo o Gerente de Operações da Guarida no Litoral, Augusto Roesler, “somente na agência de Torres, três gerentes de relacionamento estão disponíveis para auxiliar e orientar clientes, trabalhando diretamente com os síndicos e seus condôminos, além de outros três profissionais que atuam em back office com o dia a dia dos processos internos. Já na agência de Capão da Canoa, 44 profissionais estão atentos e empenhados em oferecer aos síndicos total apoio nestes meses de veraneio”, afirma Roesler.
Com mais de 47 anos no mercado, a Guarida presta serviços no ramo imobiliário por meio da istração de condomínios e aluguéis, venda de imóveis, além de produtos que complementam seu portfólio como seguros e soluções financeiras. Já as agências da Guarida no litoral atuam exclusivamente na istração de condomínios.
TEXTO E FOTOS: GUARIDA/ARQUIVO