O Desfile Cívico de 7 de Setembro, no último sábado, levou público para a Avenida Benjamin Constant, em Torres. Estudantes e seus familiares, moradores e visitantes lotaram a Avenida para acompanhar o evento. Trinta e três entidades e seis bandas participaram da iniciativa que foi um sucesso.
Com organização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile iniciou às 8h30min, após fala do prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama, Susi Souza. No palco montado na Praça Getúlio Vargas, o prefeito destacou a importância do civismo, os temas abordados neste 7 de Setembro, e agradeceu a participação de todas as entidades presentes e público.
De uma maneira geral, o público elogiou a dinâmica e organização do Desfile Cívico. As comemorações da Semana da Pátria de Torres promovida pela Secretaria de Educação tem como objetivos despertar o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil que são o Hino Nacional, a Bandeira, o Selo e o Brasão, bem como compreender o significado histórico do Sete de Setembro.
Este ano, o tema municipal é o “Bicentenário do Patrimônio Histórico da Igreja Matriz São Domingos”; o tema estadual “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa Missão de Paz da ONU”, e, nacionalmente, o “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”.
O Desfile foi aberto pela Brigada Militar, seguido pelas bandeiras oficiais. A bandeira do Brasil foi apresentada pelo veterano Newton Nogueira Pinto, fuzileiro naval que neste ano representou a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais de Porto Alegre. A bandeira do Rio Grande do Sul foi apresentada pelo chefe Daniel José Vacaro, representante do Grupo de Escoteiros Ilha dos Lobos de Torres. A do município foi conduzida por Márcia Meinart, representante da comissão organizadora das festividades do Bicentenário do Patrimônio Histórico da Igreja Matriz São Domingos.
Embora o público tenha aplaudido muitas apresentações, quem mais arrancou aplausos dos presentes foram as bandas. O Desfile contou com a exibição de seis bandas, na seguinte ordem, intercaladas entre as entidades. Foram elas: Banda EMF Alcino Pedro Rodrigues, Banda da APAE, Banda Municipal de Praia Grande (SC), Banda Maturidade Ativa, Banda Municipal de Três Cachoeiras e Banda EMF Mampituba. Muito aplaudida também foi a participação no Desfile de Ingrid Emmer, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Torres.
Estavam presentes também na cerimônia, além do prefeito e primeira-dama, representando a presidente do CME, Rejane Clezar, a presidente do CACS-FUNDEB Almonita Gedeon; representando o comandante Guaraci Pinto da Silva, esteve o 2° Sargento Valdemir Mattos dos Santos; representando a Capitã Roberta da Fontoura Pinheiro Beck, comandante da Brigada Militar, a Sgt Carina Bertolini; também presente o delegado da Polícia Civil de Torres, Marcos Vinícius Muniz Veloso, o chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha; a procuradora-geral do município, Pâmela Souza e secretários municipais como o de Educação, Alceu de Matos Scheffer.
Participaram do Desfile Cívico as seguintes entidades: Brigada Militar; Bandeiras Oficiais; Homenageados: Grupo Escoteiros Ilha dos Lobos e Bicentenário da Igreja São Domingos; Projeto Primeiros Socorros na Escola; EMF Alcino; EMEI Gente Miúda; EMEI João XXIII; EMEI Profª Joaquina M. S. S. e EE Pedro Nicolau; Escola Recanto Alegre – APAE; Somos Aldeia; EMEI Prof. Sadi Pipet de Oliveira; EMEI São Francisco de Assis; EMEI STAN; EMEI Alcino Pedro Rodrigues; EMEI São Jorge; EMEI Salina; EEI Doce Balanço; EMF Almirante Tamandaré; EMF São Judas Tadeu; Maturidade Ativa; ASCORT; EEEF Nª Srª da Glória; Escola São Domingos; EMF Zona Sul; EMF Santa Rita; EEEF Prof. Justino A. Titeboehl; EMF Prof. Manoel Ferreira Porto; EMF Mampituba; EMF Prof. Manoel Oliveira Carneiro; Demais Entidades; Secretarias Municipais; Motociclistas; Corpo de Bombeiros Militar.
TEXTO E FOTOS: ASCOM PMT