A 8ª rodada do Campeonato Gaúcho foi finalizada na última segunda-feira (19), confirmando o Internacional na liderança da competição, dois pontos à frente do Grêmio.
No Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, o Internacional até saiu perdendo, mas virou a partida e venceu o time da casa por 3×1. Na Arena, o Grêmio saiu vencendo por 2×0, mas deixou o lanterna da competição empatar ainda no primeiro tempo. No intervalo o tricolor colocou em campo suas novas contratações, Pavon e Du Queiroz e assim conseguiu golear o adversário. Vitória tricolor por 6×2.
São Luiz x Ypiranga e Brasil de Pelotas x São José empataram em 0x0. Outro empate da rodada foi no clássico CAJU. A partida disputada no Estádio Alfredo Jaconi, teve o Caxias saindo na frente, na primeira etapa, mas o Juventude empatou na segunda etapa. Final 1×1. E pra fechar a rodada, o Guarany de Bagé venceu o Avenida fora de casa por 1×0.
DEFINIÇÕES
O Guarany de Bagé alcançou o primeiro objetivo do clube no campeonato, escapar do rebaixamento. Com a vitória sobre o Avenida, a equipe conseguiu se manter na primeira divisão para 2025. Agora a equipe busca a classificação para a próxima fase do Gauchão.
O Santa Cruz terá uma missão quase impossível nos últimos jogos. Precisa vencer o Ypiranga em casa e o São Luiz em Ijuí e torcer para que seus adversários não somem ponto nos últimos jogos.
O Ypiranga está com o alerta ligado. Dentro da zona de rebaixamento, a equipe precisa vencer o lanterna Santa Cruz fora de casa e na sequencia em casa, vencer o Brasil de Pelotas. O alerta também está ligado no Novo Hamburgo, que tem 9 pontos, um a mais que o Ypiranga. A equipe do Vale do Sinos vai enfrentar São José no o D’areia e o Caxias em casa, para pontuar e se livrar do rebaixamento. O Avenida também está em alerta. O time soma 8 pontos no campeonato, mesma pontuação do Ypiranga, porém tem saldo -3, frente a -7 do adversário. O time da cidade de Santa Cruz do Sul vai enfrentar o Caxias fora de casa e o São José em casa.
Olhando pra cima, Internacional e Grêmio brigam pela liderança do campeonato. Hoje, o colorado é líder com 22 pontos, dois a mais que o tricolor. A próxima rodada vai colocar os dois gigantes do Estado frente a frente, no próximo domingo (25), às 18 horas no Estádio Beira Rio.
O Juventude está praticamente classificado. A equipe comandada por Roger Machado tem 15 pontos e para não classificar, teria que perder as duas partidas e ainda assim os adversários teriam que fazer 100% de aproveitamento. Porém, há ainda confrontos direto, então o Papo pode se considerar classificado.
VAR
A grande dúvida da semana e da 9ª rodada é se haverá VAR no clássico Grenal. A resposta está no regulamento da competição: NÃO. Conforme o regulamento da competição, assinado pelos presidentes dos clubes, não haverá VAR em nenhuma partida da primeira fase. Mesmo que as equipes entrassem em acordo e pagassem a colocação da ferramenta, o regulamento não permite.