Na terceira edição do Diário Oficial do Rio Grande do Sul, publicada na última segunda-feira (29), uma retificação foi emitida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em relação ao Termo de Dispensa de Licitação Eletrônica de 15 de abril, que buscava a contratação emergencial de uma empresa para assumir a gestão do Hospital Tramandaí.
Neste documento, a SES prorrogou o prazo original, que encerraria na última segunda-feira, para que empresas interessadas em assumir a istração do hospital pudessem apresentar suas propostas. O novo prazo estipulado é até as 23h59min de hoje (03).
A atual gestora do Hospital Tramandaí, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), recebeu notificação em 12 de abril sobre a rescisão de seu contrato. No início do mês, o Centro Obstétrico do Hospital Tramandaí foi fechado devido à suspensão de médicos plantonistas obstétricos, motivada por atrasos nas remunerações, falta de materiais, insumos e medicamentos, além da carência de campo cirúrgico.
A nova empresa que assumir a instituição será responsável pelo gerenciamento da estrutura física e de pessoal, assim como pela execução das atividades de prestação de serviços na área médico-hospitalar, visando garantir o funcionamento adequado e o atendimento integral à população. O contrato terá vigência limitada a 60 meses (cinco anos).
A mudança na gestão do Hospital de Tramandaí foi anunciada após o fechamento do Centro Obstétrico em 1º de abril. Desde então, as gestantes de Tramandaí e de cidades vizinhas, como Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal, têm sido encaminhadas para outros hospitais da região para o parto de seus bebês.
Texto: Secom e foto: Jeferson Ageitos