Na tarde da última terça-feira (02), um triste evento marcou a costa de BalneárioArroio do Silva: o segundo encalhe de baleia-franca desta temporada. Infelizmente, o filhote, já encontrado sem vida e em avançado estado de decomposição, foi identificado como uma fêmea com 5,3 metros de comprimento, indicando que tinha apenas algumas semanas de vida.
Embora o município não faça parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA foi acionado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Equipes do ProFRANCA/Instituto Australis, responsáveis pelo monitoramento das baleias-francas no litoral catarinense, foram mobilizadas para o local do incidente.
A fim de esclarecer as circunstâncias da morte do filhote, uma necrópsia será conduzida em colaboração entre a Educamar e veterinários do Setor de Patologia Veterinária/FAVET/UFRGS.
Espera-se que os resultados da necropsia forneçam informações para entender e mitigar futuros incidentes envolvendo cetáceos, símbolos da rica biodiversidade das águas brasileiras.
*Com informações PROFRANCA