Um dos clubes que mais revela talentos no mundo da bola é o Grêmio. O clube gaúcho que já revelou nomes como Renato Gaúcho, Danrlei, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Leiva, Anderson, Douglas Costa, Marcelo Grohe e mais recentemente Artur, Luan, Everton Cebolinha, Bitello, Nathan Fernandes, entre outros, tem agora na sua base uma joia, morador de Torres. Vicente Ferreira Petri, de 8 anos, vem se destacando e conquistando espaço no tricolor.
Vicente nasceu na cidade de Porto Alegre e a família se mudou para Torres em 2016, quando o garoto tinha 1 ano e 6 meses.
Segundo o pai do garoto, Diogo Petri, o guri começou a chutar e brincar com a bola bem cedinho, antes dos 2 anos de idade. Pai e filho iam para a beira-mar com a bola e ali Vicente já demonstrava coordenação e que ali tinha algo diferente.
Aos seis anos iniciou em uma escolinha de futsal em um ginásio da cidade, mas após 8 meses, a família percebeu que Vicente tinha um olhar competitivo e por isso ele foi jogar na base do Juventude. Pela equipe da serra, Vicente foi campeão da Seria prata da Iberleague 2022 Sub 7 e Vice – campeão da série Ouro 2023 Sub 8; Campeão da Copa Torres 2023 Sub 8, campeão Ammecup 2023 Sub 8 e por último agora a Criciúma Kids 2023 Sub 9.
Em abril deste ano, o garoto foi convidado para um teste na base tricolor. Após uns 15 dias de teste ele foi aprovado e depois de 3 meses treinando e se adaptando com a forte intensidade dos treinos veio a primeira convocação pra participar do Gauchão NOLIGAFI. Desde então foram 9 convocações seguidas sendo a última agora em dezembro/23 para competir em Laranjeiras do Sul/PR num campeonato de alto nível, Laranjeiras Cup 2024.
Pelo Grêmio, ele conquistou o Vice campeonato gaúcho 2023 série Ouro e o campeonato de Base de Teutônia 2023.
Vicente segue o sonho de muitos garotos de ser um jogador profissional. Até aqui está seguindo à risca o caminho que muitos craques já percorreram. Além disso, tem em casa a base para que continue e se torne um dos grandes jogadores do nosso futebol.