Imagine um caminho que atravessa as curvas de belas paisagens, cercado por montanhas e vegetação exuberante, guiando seus os até um lugar sagrado onde milhares de corações se unem em esperança, gratidão e oração. Esse é o cenário do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, onde está ocorrendo a 132ª Romaria, que iniciou ontem (20) e segue até 28 de fevereiro, no Alto-Caraá, no município de Caraá/RS.
Com o tema “A esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5) e o lema “Nossa Senhora das Lágrimas, Mãe da Esperança e Consoladora dos Aflitos”, a romaria é um chamado para quem deseja um local de oração, de vivenciar a devoção mariana e agradecer por graças alcançadas.
Milhares de romeiros, vindos de diversas regiões, percorrem os caminhos até o Santuário a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos, levando suas preces e intenções pessoais. Situado em um cenário único, o Santuário Nossa Senhora das Lágrimas é um verdadeiro refúgio espiritual, acolhendo peregrinos que encontram esperança junto à Mãe das Lágrimas e seu Divino Filho.
ORGANIZAÇÃO E APOIO
A Romaria é cuidadosamente planejada com a participação da comunidade da paróquia São Cristóvão, liderada pelo reitor do Santuário, Pe. Gibrail Walendorff, com a colaboração do pároco Pe. Jackson William Fischoder dos Santos, além do e do poder público e de empresas locais. O evento conta com apoio de cidades vizinhas, como Osório e Santo Antônio da Patrulha, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Durante os nove dias de evento, os peregrinos poderão participar de celebrações diárias, momentos devocionais especiais e atividades que promovem a união e o fortalecimento da fé.
REFEIÇÕES
No Santuário, os participantes da Romaria poderão desfrutar de refeições completas ou lanches variados. O churrasco será servido com acompanhamentos como cuca, pão, arroz, aipim e saladas e estarão disponíveis nos seguintes horários: no sábado (22), ao meio-dia e à noite; no domingo (23), apenas ao meio-dia; e na sexta-feira (28), Dia de Nossa Senhora das Lágrimas, também somente ao meio-dia.
É importante lembrar que, para as refeições, os visitantes deverão levar seus próprios pratos e talheres.
Já os lanches estarão disponíveis ao longo de todos os dias da Romaria, garantindo opções rápidas e práticas para os peregrinos.
Confira a programação completa, com os horários de Missas, orientações aos peregrinos em: www.diocesedeoosrio.org e no @santuárionslagrimas.