Home Saúde Levantamento revela risco médio de infestação de Aedes aegypti

Levantamento revela risco médio de infestação de Aedes aegypti

por Nicole Corrêa Roese

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde de Torres, divulgou o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. O trabalho foi realizado no período de 8 a 17 de janeiro. O objetivo foi analisar o índice de infestação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya, além de identificar os recipientes predominantes utilizados pelos mosquitos e, com o resultado, buscar possibilidades para o controle.

De acordo com a Vigilância Ambiental, no levantamento foram visitados 1.469 imóveis, sendo que o índice de infestação médio do Aedes aegypti registrado foi de 1%. Com o resultado, segundo o Ministério da Saúde, o município se enquadra em situação de médio risco para infestação. Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental, através do LIRAa constatou-se que a maioria dos focos do mosquito foram encontrados dentro dos pátios das residências.

BAIRROS AFETADOS

Foram encontrados focos do mosquito nos bairros Igra Norte, Guarita, Jardim Eldorado, Stan, Faxinal, São Jorge, Centenário, Vila São João, Centro e Getúlio Vargas.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França, 99% dos recipientes utilizados para reprodução do mosquito Aedes aegypti, foram objetos que poderiam ter sido evitados, se a população tivesse seguido as orientações de combate à doença.

“A mobilização de cada cidadão tem que começar neste momento, ser imediata e, depois, mantida. Só trabalhando em conjunto, setor público e população, cada um fazendo sua parte, o mosquito poderá ser controlado” reforçou.

Texto e foto: Ascom PMT

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?