Os estelionatários aproveitam o tempo ocioso que possuem para inovar em suas atividades criminosas.
Um golpe diferente e que vem causando muitos prejuízos em suas vítimas é aquele em que o estelionatário entra em contato com a vítima, simula que trabalha em um banco e informa que ocorrerá um débito no final do dia. O estelionatário afirma para a vítima verificar no aplicativo do banco e constatar a veracidade das informações.
Encerra-se a ligação telefônica, a vítima entra em seu aplicativo e verifica que de fato ocorrerá esse débito em sua conta. Ocorre que esse débito é de origem fraudulenta, pois o próprio estelionatário conseguiu inserir esse débito no aplicativo da vítima, sendo que ele não ocorrerá.
A própria vítima entra em contato telefônico com o estelionatário e confirma que viu o débito. Entra em ação agora o estelionatário, que faz a vítima acreditar que se ela fizer tudo o que ele pedir, esse débito futuro será retirado da conta, quando na verdade, o estelionatário está fazendo a vítima depositar exatamente o mesmo valor em uma conta indicada por ele.
Como evitar esse golpe???
Não fornecer informações via telefone para nenhuma pessoa que se diz do banco. Banco não liga para cliente. Banco não tenta resolver por telefone problemas de débito com os clientes.
Em caso de dúvidas, as pessoas precisam ir presencialmente em uma agência bancária para evitar que sejam vítimas de estelionatários.