Esta semana, quero abordar um tema que tem relação com o marketing, mas não é exatamente marketing puro, embora tenha muita influência e relevância. Vamos falar sobre vendas, ou melhor, sobre o processo de vendas e o quanto esse processo influencia no marketing. Dentro das empresas, os setores de marketing e vendas muitas vezes têm um embate, pois cada um acredita saber fazer o papel do outro. Aqui vai a primeira quebra de paradigma: marketing não sabe vender e vendas não sabe de marketing. Já me deparei com muitas equipes de vendas e fiz minha própria classificação dessas equipes em três categorias.
A primeira categoria são os “Vendedores tiradores de pedidos”. Esses estão lá para atender o cliente que entra na loja e, se eles não entrarem, simplesmente não atenderão. Geralmente, essa categoria odeia o pessoal do marketing, não contribui com nada, mas reclama do movimento fraco. A segunda categoria são os ” Vendedores ok”. Eles fazem o papel deles, algumas prospecções, às vezes alcançam os números, outras não. Esses trazem ideias para o marketing de conteúdo e sugestões, mas fogem de uma câmera e jamais aparecerão para ganhar autoridade no assunto. Por fim, a terceira categoria, que eu diria que são os “Vendedores Platinum Puls”.
Esses batem metas todos os meses, trazem conteúdos e ideias para a equipe de marketing, pedem peças publicitárias ou fazem suas próprias artes no Canva. Os stories dos vendedores engajados são melhores do que os do time de social media, pois eles estão ali de corpo e alma. O engajado nunca falará mal de um lead (cliente online), pois ele acredita no digital. Acredito que até aqui já deu para perceber qual deles vende de verdade e qual apenas tira pedidos. Preste atenção na sua equipe de vendas e acione o sinal vermelho caso seus vendedores não tenham uma boa relação com o marketing. Isso, no futuro, pode prejudicar os números da empresa como um todo.