A Defesa Civil do Rio Grande do Sul conta com uma nova estrutura para atender a região do Litoral Norte gaúcho. A 10ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) foi oficialmente estabelecida em Tramandaí por meio de uma portaria publicada na última quarta-feira (2) pela Casa Militar, que reorganizou o sistema de coordenadorias no estado. Antes, a região integrava a CREPDEC Metropolitana, com sede em Porto Alegre. Com a nova distribuição, o Estado a a ter dez coordenadorias regionais.
De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, a criação da nova unidade foi motivada pela necessidade de adequar a abrangência territorial das coordenadorias às Regiões Funcionais de Planejamento do Estado.
“Essa nova distribuição visa otimizar a prestação do serviço à sociedade gaúcha, qualificar a gestão local e melhorar as interfaces regionais com outros órgãos e gestores municipais”, destacou Boeira.
LITORAL NORTE GAÚCHO
A 10ª CREPDEC está em funcionamento e conta com uma equipe de cinco profissionais, composta por quatro policiais e bombeiros militares e um servidor civil. A coordenadoria é liderada pelo tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan, ex-comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), e pelo coordenador adjunto, major João César Verde Selva, que possui experiência no comando das Patrulhas Ambientais e no policiamento de Tramandaí e Imbé.
Embora a sede física da nova coordenadoria ainda esteja em fase de definição, o tenente-coronel Pierosan assegurou que já há recursos garantidos para sua instalação.
Mesmo sem um local definido para a sede, a equipe já está atuando na região, prestando e a municípios afetados pela estiagem e promovendo reuniões com profissionais de Defesa Civil das prefeituras. Entre as principais iniciativas estão o apoio aos processos de decretos de emergência em Caraá, Maquiné e Mampituba, além da revisão de planos de contingência e articulação com órgãos municipais para situações de desastres naturais.
ABRANGÊNCIA
A nova coordenadoria atenderá 21 dos 23 municípios do Litoral Norte, incluindo Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, entre outros. Santo Antônio da Patrulha continuará sob responsabilidade da CREPDEC Metropolitana, enquanto Tavares será atendida pela regional Sul, com sede em Pelotas.
Segundo o tenente-coronel Pierosan, a 10ª CREPDEC atuará de forma integrada com órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar, além das coordenadorias municipais e instituições como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Marinha do Brasil.
Com informações da DEFESA CIVIL DO RS.
FOTO: ASCOM DEFESE CIVIL RS