Home Qualificação Núcleos Serra e Litoral Solidário preparam Comissões de Ética para avaliações de agroindústrias

Núcleos Serra e Litoral Solidário preparam Comissões de Ética para avaliações de agroindústrias

por Nicole Corrêa Roese

As Comissões de Ética que realizam as visitas de olhar externo nas agroindústrias familiares dos Núcleos Serra Gaúcha e Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia participaram, na terça-feira, 9 de abril, de estudos da área.

Na Serra, o curso de formação com o técnico agropecuário Paulo Andreola, ocorreu no Centro Diocesano de Pastoral em Caxias do Sul. Participaram representantes de todos os 30 grupos do núcleo e também do Centro Ecológico. O Serra Gaúcha conta com cerca de 40 agroindústrias que produzem doces, molhos, sucos, geleias, destilados e derivados de farináceos, entre outros alimentos minimamente processados.

No litoral, participaram titulares e suplentes das Comissões de Ética dos sete grupos com agroindústria, titulares e suplentes da comissão de ética de sete grupos sorteados, totalizando 28 membros do Litoral Solidário mais quatro pessoas do Núcleo Sul Catarinense. A formação foi na parte da tarde, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Três Cachoeiras.

Os temas de estudo, conduzidos por técnicos da Ação Nascente Maquiné (Anama) e Centro Ecológico, foram principalmente para esclarecer dúvidas sobre adequação da certificação orgânica das agroindústrias às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), roteiros de visita e preenchimento de documentos. Entre os alimentos produzidos nas agroindústrias do Núcleo Litoral Solidário destacam-se a polpa de açaí juçara, doces, derivados de banana e também unidades de beneficiamento de banana para comercialização.

TEXTO E FOTO: CEISLN

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?