Em decorrência da chuva intensa que caiu sobre o município e que provocou enchentes em quase todo o Rio Grande do Sul, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil do município, alerta sobre uma situação potencial de deslizamento de encostas no Morro do Farol. A Defesa Civil desde a última semana, está em contato com os moradores da região, recomendando que busquem um abrigo seguro e temporário por estarem situados em área de risco.
A istração municipal orienta a população a ficar atenta aos avisos meteorológicos e faz recomendações em eventual inundação. Em caso de emergência, situações de risco devem ser informadas à Prefeitura, através do telefone (51) 3626 9150 ramal 207, da Defesa Civil, ou do Corpo de Bombeiros 193. O fone da Defesa Civil do Estado é 190/ 199. Caso ocorra dificuldade na ligação no 193, também tem o telefone (51) 3626-5616 que redireciona para o 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com o Prefeito da cidade, Carlos Souza, “o Morro do farol está no plano de contingência em função da geografia. Não há no momento evidências. Apenas preventivo para imóveis na encosta do morro”.
No caso de inundação, saiba como agir. A Defesa Civil do Estado recomenda evitar o deslocamento para regiões afetadas; permanecer em casa, caso residir em uma região segura; abandonar a residência, caso estiver em área inundada; separar documentos e embalá-los em material impermeável; desligar a eletricidade, água e gás em residências inundadas. Evitar se deslocar de carro ou a pé em inundações e contatar o Corpo de Bombeiros. Procure locais altos, evite pontes, evite ou saia de locais íngremes pelo fator de risco de deslizamento.

FOTO: ASCOM PMT