Após uma rodada emocionante, que finalizou a primeira fase do campeonato, inicia nesta sexta-feira (08), as quartas de finais, com o confronto entre Caxias e São José, às 20h, no Estádio Centenário em Caxias do Sul. Esta fase da competição acontece em jogo único e o time da casa tem a vantagem do empate.
No sábado acontecem mais dois jogos. No Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, às 16h30min, se enfrentam Internacional e São Luiz. O colorado chega a esta fase como o primeiro colocado na primeira fase, onde somou 28 pontos e chega embalado, após as boas apresentações no clássico Grenal e também na Copa do Brasil. Além disso, o clube fará uma grande festa para apresentar a torcida o novo atacante da equipe, o colombiano Rafael dos Santos Borré. Por outro lado, o São Luiz, que precisa vencer para se classificar, chega a esta fase do certame, sendo o último classificado da primeira fase. A equipe também vive um bom momento, pois ou de fase na Copa do Brasil e venceu o Grêmio na final da Recopa Gaúcha, título inédito para a equipe de Ijuí.
Ainda no sábado, Guarany de Bagé e Juventude se enfrentam no Estádio Estrela D’alva, às 19h30min. A equipe de Bagé vive um momento histórico na sua história, com a classificação para a segunda fase do Gauchão, se garantindo na elite do futebol gaúcho em 2025 e a classificação para a série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Por outro lado, o Juventude chega a esta fase da competição, pressionado. A torcida pede a saída do técnico Roger Machado, mas a diretoria banca a permanência do treinador.
As quartas de finais fecham no domingo (10), com a partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas, às 18h30min, na Arena do Grêmio. O tricolor chega embalado, após golear o Guarany de Bagé por 4×1 na fase anterior. O técnico Renato Portaluppi será obrigado a fazer mudanças da equipe. Na lateral esquerda Maik deve ser o novo titular, já que Reinaldo está lesionado. A grande dúvida está no gol tricolor, que será o titular, Gabriel Grando ou Caique. Já o Brasil de Pelotas veem a Arena para fazer algo que não consegue a anos, vencer o Grêmio na Arena. O técnico da equipe, Fabiano Daitx deve colocar em campo uma equipe compacta, que se defenda bem e consiga sair no contra-ataque.
CAMPEÃO REBAIXADO
Enquanto alguns torcedores comemoravam a classificação para a próxima fase, os anilados lamentavam o rebaixamento do Campeão Gaúcho de 2017, dentro de casa. O Novo Hamburgo perdeu para o Caxias por 1×0 e jogará a Divisão de o em 2025. Após a partida, o então técnico da equipe, Edinho Rosa, classificou o trabalho realizado como incompetente. A equipe do Vale do Sinos se juntou ao Santa Cruz, que já entrou na última rodada rebaixado.
