A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Torres alerta a população sobre a gestão de resíduos sólidos na cidade, um dos maiores desafios ambientais atuais. A istração pública enfrenta dificuldades, especialmente no combate à invasão de plásticos em ecossistemas fluviais, lacustres e oceânicos.
Um problema significativo é o volume de resíduos extradomiciliares, provenientes de construções e podas de árvores, que geram desconforto visual nas cidades. Esses resíduos incluem sobras de cimento, tijolos, madeiras e galharia de podas.
ONDE DESTINAR?
As podas de árvores e resíduos de pequenas obras são de responsabilidade dos geradores particulares e devem ser levados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) pelo próprio gerador. Os locais indicados para descarte são: carroças na Rua Universitária ao lado da Ulbra e veículos na Recivida, km 86, nº. 707, Estrada do Mar.
A Prefeitura não é responsável pela remoção desses materiais, que muitas vezes são deixados irregularmente em vias públicas ou em áreas ambientais sensíveis, como a Lagoa do Violão e a avenida do riacho. A Prefeitura é responsável pela destinação de resíduos de obras públicas e manejo de vegetação em áreas públicas.
Empreendimentos de grande porte devem destinar seus resíduos conforme os Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) definidos em suas licenças ambientais.

TEXTO E FOTO: ASCOM PMT