Santa Catarina consolidou-se em 2023 como o terceiro maior exportador de mel do país, com o envio de 5.476,8 toneladas ao mercado internacional. No ranking nacional de produção, o estado ocupa a oitava posição, com 4.234 toneladas, o equivalente a 6,6% da produção brasileira.

Os Estados Unidos foram o principal destino do mel catarinense no último ano, absorvendo 81% das exportações, seguidos por Reino Unido (10,8%), Alemanha (4,5%), Bélgica (1,2%) e Canadá (1,1%). O desempenho reforça a posição de Santa Catarina como um importante player no comércio internacional, especialmente em mercados exigentes.
Segundo dados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o estado conta com cerca de 13 mil apicultores e 358 mil colmeias distribuídas em todas as regiões. O maior número de produtores está no Extremo Oeste (32%), Oeste (18%) e Meio-Oeste (16%), enquanto a maior concentração de colmeias localiza-se no Planalto Sul (23%), Litoral Sul (17%), Alto Vale do Itajaí (11%) e Extremo Oeste (11%).
A produção de mel no estado é acompanhada pela Epagri/Cepa, que disponibiliza dados desde 2013 no Observatório Agro Catarinense. O interativo oferece informações detalhadas por Estado, Regiões Agro, microrregiões do IBGE e municípios.
TEXTO E FOTO: GOVERNO DE SC