Evento contemplado pela Lei Aldir Blanc será realizado no dia 17 de maio, com entrada franca, apresentações artísticas, feira multicultural e homenagens ao folclore local.
Torres vai mergulhar em sua própria história no próximo dia 17 de maio, sábado, com a realização do 3º Sarau da Terra “Lendária” – Edição super especial sobre as Lendas de Torres. O evento gratuito acontece a partir das 16h na Terra Padaria Artesanal e Espaço de Cultura, localizada na Rua Réus, 1250, na Praia de Itapeva, em Torres. O evento foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e promove a cultura popular, reunindo arte, música, literatura, gastronomia e tradições da região.
Com o intuito de valorizar o folclore e as mitologias locais, o sarau terá como protagonistas as lendas que habitam o imaginário coletivo do município. Histórias de sereias, gnomos, piratas, encantos e mistérios serão contadas, cantadas e vividas por artistas, escritores e moradores, resgatando a identidade cultural e ancestral de Torres.
Além das atrações no palco principal, o evento contará com uma feira multicultural repleta de artistas, empreendedores criativos e produtores locais. Os visitantes poderão desfrutar de uma programação rica e variada, incluindo gastronomia típica e autoral, exposições de arte, literatura, apresentações de dança, roda de conversa, performances musicais e atividades interativas.
TALENTOS LOCAIS E LENDAS POPULARES
As atividades do Sarau serão abertas pontualmente às 16h com a apresentação da Escola de Ginástica Rítmica Lu e Vivi, seguida do show musical “Em Cantar”, de Luciana Abel. Em sequência, o grupo Café com Poesia declamará poemas, abrindo espaço para o lançamento e distribuição gratuita do livro “Lendas Torres/RS”, da escritora Daiana Ramos Martins.
Um dos momentos mais aguardados será a participação da Aldeia M’bya Guarani Nhu’u Porã, com coral e contação de lendas guarani. A comunidade indígena também receberá doações de agasalhos e alimentos não perecíveis durante o evento.
Às 18h, será realizada a roda de conversa “Torres, uma terra lendária!”, com a mediação de Fernanda Carlos Borges, reunindo nomes como Jaime Batista, Nelson Adams Filho, Leonardo Gedeon, Jorge Herrmann, Cacique Mário Lopes e Daiana Ramos Martins, que compartilharão saberes sobre as narrativas locais.
A noite segue com apresentações musicais de Cíntia Ferrer e Rossano Duary, além de uma palestra sobre os Orixás e a obra de Geminia de Nazareth. A lenda da Lagoa do Violão será contada sob o olhar de Ocarapoti, por Lica Scheffer. Também haverá dança cigana com o StudioSimoneBellyDance, exibição do documentário “Sob a Luz dos Olhos Teus”, da cineasta e bailarina Camila Oliveira, que também será a mestre de cerimônias do evento.
Além disso, músicas autorais de Marco Maniaudet e de Guérmis, muita música brasileira com Daniela e Thiago, com a banda Sahumerios e o encerramento com o animado e carnavalesco Bloco da Casa Odara. Também a fotógrafa e psicoterapeuta Débora Regina de Oliveira estará presente registrando a alma do Sarau por meio de imagens que capturarão a sensibilidade e a diversidade de cada momento do evento.
TALENTOS MANUAIS E TURISMO RURAL
A Galeria e Feira Multicultural reunirá cerca de 30 expositores de diferentes áreas criativas. Entre os destaques estão as gravuras de Herrmann, as obras talhadas de Nazareth, a arte personalizada ao vivo de Rabisco de Lua e do caricaturista Mauro Mauzi, a tatuadora Sahi Santucci de Florianópolis e a tenda holística do Coletivo Aflora Artesanal, com tarot, fitoenergética e crochês.
A Aldeia Nhu’u Porã também participará com uma banca de artesanato indígena M’bya Guarani, somando ancestralidade e cultura viva à feira. A banca do Canto da Terra de Maquiné trará alimentos da agroecologia e o turismo rural local será representado pelo grupo Raízes de Torres, com produtos do Butiazal São José, Sítio Menezes e do Ateliê Entre Faróis.
O público encontrará ainda as artes da Magia Trançada, bonecas da 1000 Artes, as mandalas Evoluir, moda sustentável by Recos, livros da Super Livros, sebo de usados da professora Eliana e mudas de plantas da Decker´s Farm, além de obras da Barro Torto e das artesãs do Geoparque Cânions do Sul: Fabiane Simões, Míriam Maia, Denise Carvalho, Vanessa Santos, Lydia Bortolin, Dona Eraclides e Beth Reginatto.
ENTRADA GRATUITA COM PROPÓSITO SOLIDÁRIO
A entrada no Sarau é franca, e não é necessário se inscrever para prestigiar. No entanto, os organizadores pedem que os visitantes tragam uma cadeira de praia para garantir o conforto durante as apresentações, além de donativos para a aldeia indígena M’bya Guarani Nhu’u Porã, que será homenageada no evento.
O Sarau da Terra “Lendária” é uma iniciativa da Terra Padaria Artesanal e Espaço de Cultura, com apoio da comunidade artística local e incentivo da Lei Aldir Blanc. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 92003-9241.
3º Sarau da Terra “Lendária” – Edição Especial sobre as Lendas de Torres
Data: 17 de maio de 2025.
Horário: A partir das 16h.
Local: Terra Padaria Artesanal e Espaço de Cultura – Rua Réus, 1250, Praia de Itapeva, Torres.
Entrada gratuita
Sugestão: Traga cadeira de praia e doações para a aldeia Nhu’u Porã (agasalhos e alimentos não perecíveis).
