A Semana da Pátria 2024 foi aberta na última segunda-feira (02), sob a apresentação da banda da EMF Alcino Pedro Rodrigues, na Praça XV. O fogo simbólico saiu do Corpo de Bombeiros e foi conduzida à Praça, pelos representantes da instituição, da Banda Marcial da EMF Alcino Pedro Rodrigues e pelo pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, acompanhado da comissão do Bicentenário do Patrimônio Histórico da igreja São Domingos. Durante a semana, a guarda da pira foi realizada por cerca de 35 entidades que também participarão do Desfile Cívico, neste sábado, 7 de setembro.
Na ocasião, o prefeito de Torres, Carlos Souza, agradeceu a todos que se envolveram no evento, citando a parceria do Corpo de Bombeiros Militar e presença do Sargento Costa, do Grupo Escoteiro do Mar Ilha dos Lobos, da Brigada Militar, da Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura e equipe da Secretaria de Educação.
Segundo Pe. Leonir, a comunidade paroquial ficou lisonjeada pela escolha como tema municipal os 200 anos da igreja São Domingos.
“Sabemos da importância que a igreja teve na construção do núcleo habitacional de Torres e toda a questão religiosa e cultural também. E ao abrirmos o Desfile Cívico deste sábado com essa temática, vamos contar também, a história de 200 anos da igreja São Domingos”, revela oi pároco.
DESFILE CÍVICO
A principal programação da Semana da Pátria é o Desfile Cívico, no sábado (7), que voltará a ocorrer na Avenida Benjamin Constant, a partir das 8h30min. O Desfile Cívico é a comemoração do Dia da Independência do Brasil, data da Declaração de Independência do Império Português, em 7 de setembro de 1822.
Este ano, o tema municipal da Semana da Pátria, incluindo o Desfile Cívico, é o “Bicentenário do Patrimônio Histórico da igreja São Domingos”; o tema estadual “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa Missão de Paz da ONU”, e, nacionalmente, o tema é “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”.
*Com informações e foto da PMT.