Home Balonismo Sucesso de público e emoção no céu marcam o 35º Festival Internacional de Balonismo de Torres

Sucesso de público e emoção no céu marcam o 35º Festival Internacional de Balonismo de Torres

Melissa Maciel e Anderson Weiler

Mais de cem balões coloriram o céu da Capital Nacional do Balonismo | Daniel Lummertz

O 35º Festival Internacional de Balonismo encerrou no último domingo (4), reunindo milhares de visitantes, dezenas de pilotos nacionais e internacionais, e uma programação recheada de competições, shows musicais e entretenimento para todas as idades. Considerado um dos maiores eventos de balonismo da América Latina, o festival se consolidou mais uma vez como um símbolo da cidade e do turismo no Litoral Gaúcho.

PROVA DO MASTRO

Uma manhã inesquecível de céu limpo, vento brando e emoção nas alturas marcou o sábado (3). O Parque do Balonismo ficou completamente lotado para acompanhar as três provas foram realizadas com grande participação e adrenalina: Fly-In, Máxima Distância e a sempre emocionante Caça-Raposa, que nesta edição homenageou o balonista Antônio Pompermaier, falecido há alguns anos. O destaque foi o piloto torrense Deiverson Pereira, que venceu a prova do Mastro e levou para casa um maçarico avaliado em R$ 30 mil.

PROVA DA CHAVE

Na manhã do domingo (4), três provas foram disputadas, Gordon Bennet Memorial (GBM), Flyin e a mais aguardada de todos os festivais, a Prova da Chave, essa última valendo um carro 0 km. O paranaense Lucas Chemin pegou a chave e levou o veículo para o Paraná. Os locutores oficiais do evento, Nilton Teixeira e João Guilherme, narraram a aproximação de Chemin à Arena de Balões e o momento em que ele pega a chave e conquista um Onix 0 km, fazendo o público vibrar e comemorar com o vencedor, ao som do tema da vitória de Airton Senna.

CAMPEÃO

Felipe Tostes vence o festival de Torres pela terceira vez na história | Daniel Lummertz

Entre 100 balões e pilotos experientes, um nome se destacou mais uma vez: Filipe Tostes. De Goiás e com vasta experiência internacional, Tostes sagrou-se tricampeão do evento, mostrando domínio técnico e frieza estratégica nas provas que marcaram esta edição histórica do festival.

De acordo com o diretor de prova, Lasier França, o resultado reflete o preparo e a intimidade de Tostes com a cidade. “O festival é muito competitivo, todos os pilotos estão com muita vontade de vencer, mas prevaleceu aquele que conhece bem o terreno. Filipe já foi campeão aqui e, com voos consistentes, voltou ao topo. Ele me disse que preferia liderar apenas no último voo, e foi o que aconteceu”, contou França.

A trajetória de Filipe Tostes no balonismo é marcada por títulos expressivos. Ele já conquistou a Copa Brasil de Balonismo em Araçoiaba da Serra e Iperó, além de representar o Brasil no 25º Campeonato Mundial de Balão de Ar Quente da FAI, realizado em Szeged, na Hungria. Essa bagagem fez a diferença nas provas de alto nível técnico realizadas em Torres.

SHOWS

A Arena de Shows recebeu grande público nos shows que foram realizados nos quatro dias de festival. Na quinta-feira (1), Nando Reis foi quem comandou o som da noite. Na sexta-feira (2), a noite foi gospel, com diversas atrações, que finalizaram com o show de Isadora Pompeu.

Já no sábado foi a vez do sertanejo Michel Teló colocar todo mundo para dançar. Com um grande público no parque, o cantor trouxe os seus grandes sucessos, além de músicas clássicas do sertanejo. Para fechar o evento, no domingo (4), Os Fagundes subiram ao palco trazendo todo tradicionalismo gaúcho, com canções como “Origens” e “Canto Alegretense”.

Isadora Pompeu fechou uma noite gospel do evento | Daniel Lummertz

AVALIAÇÃO

Em entrevista concedida à Rádio Maristela na tarde de domingo (4), o prefeito de Torres, Delci Dimer, fez um balanço da realização do 35º Festival Internacional de Balonismo, o primeiro de seu mandato à frente da prefeitura. Ao lado do secretário municipal de Turismo, Gabriel Mello, o prefeito Delci celebrou os resultados do evento, enfatizando o espírito coletivo da organização e o impacto positivo para o turismo e a economia local.

“Realmente, sozinho nós não construímos nada. Temos que pensar na jornada do turista, do visitante e também do torrense. Quando conseguimos isso, conseguimos a adesão da comunidade”, afirmou o prefeito, destacando o envolvimento de mais de mil pessoas na organização, incluindo voluntários, equipes técnicas e servidores municipais.

Segundo Gabriel, responsável pela coordenação do evento, um dos grandes acertos foi a inclusão da Arena Kids, que proporcionou lazer gratuito às famílias e ajudou a manter o público por mais tempo no parque. Outro ponto destacado foi a liberação controlada da entrada de visitantes na arena dos balões, o que permitiu uma experiência mais imersiva. “Torres era o segundo maior festival do mundo, mas não conseguia colocar as pessoas próximas dos balões. Isso mudou este ano graças à união com universidade e voluntários, que nos ajudaram a garantir segurança e organização”, completou.

2026

O Festival Internacional de Balonismo de 2025, realizado no último final de semana em Torres, entre os dias 1º e 4 de maio, foi avaliado como o melhor de todos os tempos pela Federação Gaúcha de Balonismo (FGB). Em entrevista à Rádio Maristela, na manhã de terça-feira (6), o presidente da FGB, Rogério Daitx, e o diretor de provas, Lasier França, destacaram o sucesso do evento, que contou com condições climáticas ideais, alta participação de pilotos e intensa interação com o público.

“Foi um festival espetacular, gratificante. Uma avaliação muito positiva”, declarou Daitx. “Deus foi muito generoso com a gente, depois do ano ado, que sofremos com a enchente. Esse ano tivemos quatro dias maravilhosos, com sol, calor e vento fraco”, acrescentou.

O evento reuniu cerca de 100 balões, número que superou a edição anterior e que, segundo os organizadores, pode crescer ainda mais nos próximos anos. A meta agora é alcançar 120 balões na próxima ediçao. “É possível, com certeza. Já começamos a trabalhar nisso. Só no Rio Grande do Sul temos 51 pilotos inscritos na federação”, afirmou o presidente da FGB.

A 36ª edição do festival ocorrerá de 30 de abril a 3 de maio de 2026.

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?