Home Especial Suicídio: é preciso falar disso!

Suicídio: é preciso falar disso!

por Melissa Maciel

A semana foi marcada por um trágico caso de suicídio em Torres. Na manhã de terça-feira, 05/09, o corpo de Gledis Dotto foi encontrado na Praia da Guarita. Segundo informações de amigos próximos, Gledis já havia tentado tirar a própria vida em outras ocasiões.

O incidente aconteceu no mês que marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo, um sério problema de saúde pública que exige atenção das autoridades de saúde em termos de prevenção e cuidado. No Rio Grande do Sul, conforme dados de 2019 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o Estado ocupa o terceiro lugar do país em óbitos por suicídio, ficando atrás de Minas Gerais e São Paulo. Em Torres, o Centro de Atendimento Psicossocial de Torres (Caps Renascer), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, em 2022, realizou 23 mil atendimentos, e atualmente conta com cerca de 900 pessoas em acompanhamento, oferecendo consultas psiquiátricas, oficinas e grupos terapêuticos com uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a coordenadora do Caps Renascer, Sandra Baldasso, o local é uma referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, justificando a necessidade de atendimento intensivo, comunitário, personalizado e promotor de saúde. “Os atendimentos no Caps envolvem diversos profissionais, como enfermeira, assistente social, educador físico, psicólogo e psiquiatra, com a prestação de atendimento individual e em grupos”, explica Sandra, enfatizando que a população de Torres pode buscar atendimento na unidade de saúde (ESF) do seu bairro ou diretamente no Caps.

Outro serviço gratuito oferecido para a população no RS é o Centro de Valorização da Vida (CVV) com apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que desejam e precisam conversar, mantendo total sigilo. Atualmente, discutir esse tema ajuda a identificar os sinais que podem ser emitidos por alguém que esteja pen[1]sando em tirar a própria vida ou que esteja vulnerável a essa possibilidade.

A maioria das pessoas que tentam ou consumam o suicídio demonstra sinais que podem ser percebidos por aqueles ao seu redor. Esteja alerta para sinais como tristeza, depressão, solidão, desesperança, autodesvalorização, entre outros. O CVV orienta que, quando esses sinais são notados, é fundamental procurar ajuda profissional e oferecer apoio próximo.

A pessoa precisa ser completamente apoiada, o que inclui permanecer ao seu lado até que ela receba orientação profissional. BOX: O Caps Renascer está localizado na Av. Riacho, nº 980, em Torres, ou pode ser contatado pelo telefone (51) 3626-3237. O CVV pode ser contatado no 181, todos os dias, ou pelo www.cvv.org.br.

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?