Iniciou-se nesta semana a implantação do equipamento de reconhecimento facial nas escolas municipais de Torres. A expectativa do município é que em 15 dias o sistema esteja instalado em todas as escolas fundamentais, para que, em seguida, se inicie a instalação nas escolas de educação infantil.
De acordo com o Executivo, o objetivo é evitar a evasão escolar, controlando a frequência dos alunos, ter uma comunicação melhor com as famílias dos estudantes e até diminuir o desperdício de merenda. Todos os alunos são previamente cadastrados e, sempre que chegam à escola, am pelo equipamento, que registra a presença deles por meio do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar em relação à frequência do aluno na escola.
Durante uma entrevista para a Rádio Maristela, na última quarta-feira (06), o prefeito de Torres, Carlos Souza, revelou que o FaceSchool está sendo implementado como o primeiro sistema do gênero no Estado. Agora, ao chegarem à escola, as crianças são rapidamente identificadas, permitindo que a istração escolar e relatórios essenciais. Esses relatórios são fundamentais para várias tarefas, incluindo o planejamento da merenda escolar com base no número atual de alunos.
Além disso, o sistema permite um controle mais eficaz das faltas dos alunos, facilitando a identificação das razões pelas quais um aluno falta às aulas e possibilitando um acompanhamento mais ativo. Em termos de segurança, os pais também têm a vantagem de receber mensagens por celular ou e-mail informando que seu filho ou filha chegou à escola, garantindo assim maior tranquilidade.
O investimento será realizado com recursos da Secretaria de Educação e todas as unidades educacionais receberão a inovação, que promete proporcionar mais segurança aos alunos e professores, além de mais eficiência na gestão educacional. Conforme o responsável pela pasta, Alceu de Matos Scheffer, aproximadamente 3.900 estudantes serão afetados por essa política pública.