Uma mulher foi presa no último domingo (5), em Arroio do Sal, suspeita de envenenar a farinha utilizada por Zeli Terezinha Silva dos Anjos, 61 anos, para fazer um bolo para uma confraternização familiar em Torres. De acordo com a Policia Civil, trata-se de Deise Moura dos Anjos, nora de Zeli.
Após o consumo do doce, seis das sete pessoas que estavam reunidas em um apartamento aram mal. Maida Berenice Flores da Silva, 58 anos, e Tatiana Denize Silva dos Santos, de 43 anos, morreram na madrugada da terça-feira, 24 de dezembro, logo após consumirem o bolo. Outras três pessoas foram hospitalizadas, Zeli, que segue internada na ala clínica, após dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o menino Matheus, de 10 anos de idade, que já recebeu alta e Neusa Denize Silva dos Santos, de 65 anos, que acabou falecendo na noite do dia 24 de dezembro.
Em coletiva de imprensa na manhã da última segunda-feira (6), a Polícia Civil (PC) confirmou que a morte das três pessoas foi por envenenamento por arsênio, que é um elemento que ocorre naturalmente no ambiente. Rocha, solo, água, ar, plantas e animais contêm níveis de arsênio. O composto pode se combinar com substâncias orgânicas e inorgânicas, este último o mais prejudicial a saúde humana. Conforme a PC, havia grande quantidade da substância no doce.
De acordo com Marguet Mittman, diretora do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a fonte da contaminação foi a farinha usada para fazer o bolo consumido pelas vítimas.
A suspeita foi encaminhada ao Presídio Estadual Feminino de Torres e sua prisão tem validade de 30 dias, tempo que a PC pretende encerrar as investigações. Conforme a Polícia Civil, a mulher foi detida por suspeita de triplo homicídio duplamente qualificado e uma tripla tentativa de homicídio duplamente qualificada, ela teria uma desavença com Neli.
Neli segue internada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Torres, mas já deixou a UTI, estando agora em acompanhamento clínico na enfermaria, de acordo com Boletim Médico divulgado na manhã da última segunda-feira (6).
