O município de Torres tem 15 casos de dengue registrados na cidade. Dois bairros da cidade, o Centro e o Getúlio Vargas, deixam a população em alerta, devido a grande quantidade de número de focos de larvas do Aedes aegypti encontrado nessas localidades.
Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, biólogo Lasier França, “dos 13 casos que existe na cidade, 7 são considerados autóctones, ou seja, foram infectados dentro do município, enquanto os outros 8 casos são importados”.
França salienta ainda, “que qualquer tampinha de garrafa no pátio com água pode receber os ovos do Aedes e que em sete dias, já adulto, o mosquito contaminado pelo vírus pode já sair picando a população. Ele alerta também, que, a doença “dengue”, é transmitida pela picada, e que quando a pessoa é contaminada pelo vírus, ele fica incubado, ou seja, não transmite para outros”.
A comunidade pode fazer denúncias sobre locais com focos de larvas, através do fone whats (51) 3626 1644.
Na terça-feira (12), o governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul. São 20 óbitos confirmados da doença neste ano. A medida, de acordo com o decreto nº 57.498, visa a prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos.
Foto: EBC