Home Cultura Três Cachoeiras lança editais da Lei Paulo Gustavo e abre inscrições para fazedores de cultura

Três Cachoeiras lança editais da Lei Paulo Gustavo e abre inscrições para fazedores de cultura

por Melissa Maciel

A Prefeitura de Três Cachoeiras abriu na quarta-feira, 1, as inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo, que garantirá o ree de R$ 115.996,51 mil em recursos para iniciativas em prol da cultura do município. As inscrições seguem até o dia 24 de novembro e podem ser entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Cachoeiras.

Os recursos da Lei Paulo Gustavo são provenientes do superávit financeiro do Fundo Nacional da Cultura (FNC) acumulado e do Fundo Setorial do Audiovisual. São destinados aproximadamente: 70% para o setor audiovisual e 30% para outras linguagens artísticas.

A Lei Paulo Gustavo é uma ação direta do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, para mitigação dos impactos da pandemia sofridos pelo setor cultural. Essencialmente é uma lei emergencial e histórica, amplamente articulada nacionalmente pelo setor.

A Lei é uma ação que visa restabelecer as cadeias econômicas da cultura, incentivando os agentes e atraindo novamente a mão de obra qualificada para o setor.

O princípio básico da Lei Paulo Gustavo está ancorado no Sistema Nacional de Cultura (SNC), que prevê a participação ativa da Sociedade Civil. Esta participação está prevista no art 1° da Lei e atende os critérios do art. 216-A da Constituição Federal. Sendo assim, embora os recursos já cheguem fracionados e destinados especificamente aos Arts mencionados (6º e 8º) a forma da distribuição, montantes e critérios foram debatidos através de 03 (três) encontros com a Sociedade Civil organizada e realizado Oficina de Projetos com os fazedores de cultura do município.

Entrar

Mantenha-me conectado até eu sair

Esqueci a senha

Uma nova senha será enviada para você por e-mail.

Recebeu uma nova senha? Entre aqui

Registrar nova conta

Tem uma conta? Entre aqui

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?