Chegou a 11ª rodada do Campeonato Gaúcho de 2024. As equipes se prepararam ao longo da semana, visando a última rodada da primeira fase do certame, que tem em disputa ainda, uma vaga de rebaixamento e uma de classificação.
O Internacional garantiu a melhor campanha da primeira fase, após vencer o clássico Grenal no último final de semana e terá vantagens na próxima fase. Mesmo com a derrota, o Grêmio assegurou o segundo lugar geral.
Outras cinco equipes também estão classificadas para a próxima fase: Guarany de Bagé, Juventude, São José, Brasil de Pelotas e Caxias. Essas equipes irão decidir a sua colocação entre 3º e 8º colocados na última rodada.
A última vaga será decidida por equipes que jogarão em casa, mas ainda que olhem para a chance de classificação, também lutam contra o rebaixamento. Caso de São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida.


O São Luiz é o único que só depende de si para se livrar do rebaixamento e se classificar. Embalado pelo título inédito da Recopa Gaúcha, a equipe de Ijuí receberá o já rebaixado Santa Cruz. A equipe tem 10 pontos e se vencer pode chegar até o 7ª lugar. Outra equipe que depende de si para se livrar do rebaixamento é o Novo Hamburgo. O Campeão Gaúcho de 2017, recebe o Caxias e se vencer vai a 11 pontos, se livra do decesso e vai depender do resultado da partida do São Luiz para se classificar.
A mesma situação que a equipe do Vale do Sinos enfrenta, o Ypiranga de Erechim também vive. O Canarinho recebe o Brasil de Pelotas e precisa vencer para livrar qualquer risco de rebaixamento. Vencendo, precisa observar o que vai acontecer com São Luiz e Novo Hamburgo.
Quem tem a situação mais delicada é o Avenida. Está dentro da zona de rebaixamento com 8 pontos. Precisa vencer o São José e torcer para que São Luiz, Novo Hamburgo ou Ypiranga não vençam a sua partida. Se empatar, precisa torcer pro seu rival, o Santa Cruz, já rebaixado, vencer o Ypiranga.
A rodada completa será no próximo sábado, às 16h30min.