O Grêmio anunciou e apresentou no inicio desta semana o seu novo técnico. Trata-se de um velho conhecido da torcida, Luiz Antônio Venker Menezes ou somente Mano Menezes. Gaúcho de o do Sobrado, Mano retorna ao clube 20 anos depois.
O comandante chegou ao clube pela primeira vez no dia 21 de abril de 2005, com o objetivo de levar o tricolor de volta a primeira divisão. Naquele momento, a instituição ava por um momento financeiro critico, sendo citado à época inclusive a possibilidade de o clube fechar as portas se não conseguisse retornar à elite do futebol nacional. Após bons trabalhos no 15 de Novembro de Campo Bom e também no Caxias, Mano chegou ao tricolor e conseguiu conduzir a equipe à elite, sendo campeão inclusive da Série B, naquele jogo memorável da Batalha dos Aflitos.
Vinte anos depois a história é diferente. Hoje, o Grêmio vive uma situação financeira mais tranquilo, tem um elenco com mais qualidade que naquele momento. Mano chega para disputar o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul Americana.
O contrato do treinador é até o final de 2025, porém de acordo com o jornalista Diogo Rossi, há uma clausula, caso Mano atinja algum titulo ou conquiste uma vaga direta para a Taça Libertadores da América de 2026, seu contrato se renova automaticamente.
Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA